top of page

 

Usina São Martinho

 

Pradópolis e Usina São Martinho, duas histórias que se fundem, se confundem, tamanha a dependência de uma em relação à outra, Pradópolis nasceu e cresceu devido a instalação e desenvolvimento da Usina, a Usina por sua vez precisava da mão de obra de Pradópolis para cuidar de seus canaviais e de sua indústria. Qual a mais importante, ambas, ou nenhuma, sempre foram tão depedentes uma da outra que é impossível falar de uma sem citar a outra.

Esse texto e fotos foram extraido da página www.saomartinho.ind.br

 

A história do Grupo São Martinho teve início na Itália, no final do século XIX, quando integrantes da família Ometto imigraram para o Brasil. Na ocasião, eles trouxeram na bagagem o sonho e a esperança de conseguir melhores condições de vida e de trabalho no novo país. No interior de São Paulo, trabalharam unidos e perseverantes, pavimentando pouco a pouco uma trajetória de raro sucesso.

No sítio Olaria montaram seu primeiro engenho de cana-de-açúcar, em 1914. Já em 1932, na Fazenda Boa Vista, região de Limeira, a família produziu açúcar pela primeira vez. Em 1937, a Usina Iracema foi comprada em Iracemápolis, município localizado no interior de São Paulo, e transformou-se em uma destilaria de álcool. Em 1946, a usina passou a fabricar açúcar também. Três anos mais tarde, os Ometto adquiriram a Usina São Martinho, situada na cidade de Pradópolis, distante cerca de 330 quilômetros de São Paulo, que se transformou em uma das maiores processadoras de cana do mundo.Ao longo das décadas, as duas usinas cresceram e se modernizaram.

Desde 2000, criou-se uma estrutura unificada para administrar o negócio de maneira cada vez mais profissionalizada, possibilitando novas oportunidades de investimento. O Grupo São Martinho está entre os maiores conjuntos sucroenergéticos do Brasil com três usinas em operação: São Martinho, localizada no município paulista de Pradópolis (região de Ribeirão Preto), Iracema, situada na cidade de Iracemápolis (região de Limeira, SP), e Boa Vista, em Quirinópolis, a 300 quilômetros de Goiânia, em Goiás, que integra a Nova Fronteira Bioenergia, empresa formada por meio da parceria entre o Grupo São Martinho e a Petrobras Biocombustível.

Além das três usinas, o Grupo possui uma unidade para produção de ácido ribonucleico, a Omtek, também localizada em Iracemápolis, e é detentor de 36,08% da Santa Cruz - Açúcar e Álcool, localizada no município paulista de Américo Brasiliense.O escritório corporativo encontra-se na capital paulista e o Centro de Serviços Compartilhados (CSC) está em Pradópolis. O local reúne as áreas administrativas, financeira, jurídica, de recursos humanos e de suprimentos, além de informática e controladoria.

O conceito de grupo empresarial foi consolidado nos últimos anos com a padronização de uma marca. Isto ajudou a fortalecer o desempenho, principalmente com a abertura do capital da companhia em 2007, buscando assim uma competitividade cada vez maior nos mercados em que atua.

 

bottom of page