

CEMA Dorival Rossi
O CEMA Dorival Rossi não é uma estrela, é uma constelação,
composta por estrelas do mais alto espectro.
Sempre que o assunto é CEMA enfrento uma dificuldade enorme de traduzir em palavras a admiração que tenho por todos, fogem os adjetivos, nenhum é suficiente para explicar. Um local de alegria desde a entrada até a inevitável e adiada saída, sorrisos, alegria por todo lado, ninguém, absolutamente ninguém está lá forçado por qualquer motivo ou circunstância, estão lá expontaneamente, porque querem ensinar e aprender, querem conviver e trocar ensinamentos e experiências.
"objetivos educacionais de transformação e aprendizagem; culturais – fomento, conhecimento da história das culturas e suas vivências, promoção de eventos culturais, existem os objetivos sociais, que vão além do “tirar os meninos da rua”, preencher seu tempo ocioso, cuidar, proteger,... O que almejamos e temos conseguido é “plantar” sonhos e ideais de presente e futuro de vida digna, unir pais e filhos por sentimento de orgulho e gratidão, oportunizar aos alunos a possibilidade de superação, elevação da auto-estima, equilíbrio emocional, visão de pontos de vista diferentes sobre o mesmo aspecto, diferenciar os estilos e identificar qualidades e outras oportunidades, enfim de participação ativa na escolha e condução de sua história de vida, até então sem estímulos positivos para muitos. Honra-nos poder fazer esta intervenção na nossa própria história e na história dos alunos.
Estes bens, imensuráveis em tabelas, garantem certamente, maior segurança às cidades e pessoas, ricas produções artísticas, respeito, convivência pacífica, valorização da vida, solidariedade e prática da ética cidadã.Ludicidade, fruição, imaginação, prazer, criação, inovação, surpresas, fantasia são ingredientes fundamentais para as aulas e montagem dos espetáculos. A matrícula é de livre escolha do aluno e família, este diferencial garante a dedicação, a assiduidade, a falta de indisciplina e violência no Projeto."
Como descrever, então? Vou usar a classificação das estrelas, é óbvio.
Temos abaixo a CLASSIFICAÇÃO ESPECTRAL DE MORGAN-KEENA
Estrelas de Classe "O"
Regina Atique Ferraz
Karina Pazzini
Lucimara Ferraz
Maristela Fioravante
Rosana Mancijo
Augusto Rossi (Idealizador)
Estrelas de Classe "B"
O CEMA PELO CEMA
Inaugurado em abril de 2005, por iniciativa da Diretoria Municipal de Educação/Prefeitura Municipal de Pradópolis, oferecendo aos alunos, em contraturno escolar, oficinas de Artes e Ofícios (o público atendido, na faixa etária de 06 a 18 anos, que frequentam a escola regular incluindo pessoas com deficiência).
A preocupação em substituir o ócio perigoso, que por falta de opções, adolescentes e jovens apresentavam um excesso de sedentarismo ou ainda buscavam o álcool, as drogas, a prostituição, este foi o palco para o nascimento do CEMA “Dorival Rossi” que foi além, superando obstáculos, buscando conquistas pela seriedade do trabalho e no trato com a Educação e a Cultura, utilizando como ferramentas de transformação as quatro Linguagens da Arte e Ofícios.
-
Dança (Estilo Livre, Hip hop);
-
Música (Canto e Coral, Flauta, Teclado, Viola, Violão, Violino e Percussão);
-
Teatro e Arte Circense: Teatro, Acrobacia, Malabarismo, Contorcionismo, Palhaço, Aéreos e Tecido;
-
Artes Visuais: Pintura, Escultura, Scrapbooking/Fotografia, Artesanatos Craft, Audiovisual;
A finalização de todas as oficinas deve ser aberta ao público, em formato de exposições, festivais, mostras, desfiles, espetáculos, para que o público “sinta” a Arte, transcenda antigos conceitos e preconceitos, sensibilize e promova a valorização da Cultura. Buscamos acessibilidade, abrangência e sustentabilidade.
Parcerias e Prêmios (através da APM - Associação de Pais e Mestres do CEMA Dorival Rossi):
-
Prêmio Ponto de Cultura - Secretaria de Cultura do Estado e Ministério da Cultura por 3 anos (2010, 2011, 2012);
-
Projeto apoiado pelo Criança Esperança (Oficina de Percussão e Dança BANTUM);
-
Prêmio “Pontinhos de Cultura” – Ministério da Cultura;
-
Produção de Documentários - LAB Cultura VIVA;
-
Parceria com São Martinho S/A/CMDCA: Projeto “Música pra Encantar” (2011) e
-
Projeto “Alquimia – Mistura Cultural que Gera Cidadania” (2012);
-
Prêmio Música Brasileira FUNARTE – “Jovens Pesquisadores”.
O CEMA Dorival Rossi, hoje um Ponto de Cultura é um marco na Cultura de Pradópolis e região.
Recebemos visitantes das cidades vizinhas buscando aprender o “nosso modelo”. Criamos e instituímos uma mentalidade que valoriza a Cultura, derrubando preconceitos (difícil: ainda há muito o que fazer).
Acreditamos que esta geração formada por nossos alunos (desde 2005), serão diferenciados por sua vivência cultural, conhecimentos específicos, valores humanísticos, força de superação, poderá mostrar que a Cultura é também base de cidadania, empregabilidade, etc. Esta geração é que dará continuidade ao Ponto de Cultura, viabilizando, multiplicando, fomentando a Cultura daqui, daí ou de lá... sem fronteiras...
CEMA EM IMAGENS QUE DIZEM TUDO
(Clique na imagem ao lado para acessar o álbum de fotos)


CRIANÇA ESPERANÇA - BANTUM
(Clique na imagem ao lado que o vídeo se abrirá em nova aba)
BANTUM - Projeto apoiado pelo CRIANÇA ESPERANÇA
(Clique na imagem ao lado que o vídeo se abrirá em nova aba)
Oficina de Percussão
(Clique na imagem ao lado que o vídeo se abrirá em nova aba)
Lona furada - Nem tudo é palhaçada
(Clique na imagem ao lado que o vídeo se abrirá em nova aba)
Um metro e meio de ponto de vista
(Clique na imagem ao lado que o vídeo se abrirá em nova aba)
MULEKES[s] Meninos de Bicicleta
(Clique na imagem ao lado que o vídeo se abrirá em nova aba)
Pradópolis, SP, Brasil, América, Planeta Terra, Sistema Solar, ali na curvinha da Via Láctea
(Clique na imagem ao lado que o vídeo se abrirá em nova aba)