top of page

Januário Theodoro de Souza

 

Nascido em 1.909, em Ribeirão Preto, Januário cursou farmácia mostrando rara habilidade nas práticas de manipulação quando, na época dos estudos, era sempre o assistente dos professores.

Corria o ano de 1.936 quando ele mudou-se para um lugarejo, Distrito de Guariba à época: Pradópolis. Lá abriu a "Pharmacia Sagrado Coração de Jesus" e logo conquistava o povo hospitaleiro com seu conhecimento e simpatia.

Foi casado com Maria Lucas de Souza, falecida em 18 de janeiro de 1.951, dessa união conjugal nasceram os filhos Maria de Lourdes, Olga Beatriz, Jandira, Luiza Christina e Fernando Januário.

 

Antevendo o potencial de crescimento de Pradópolis, adotou como bandeira a luta pela emancipação. Mesmo antes dessa conquista, Januário havia sido nomeado suplente do Juiz de Paz do Distrito de Pradópolis por duas vezes (1.939 e 1.942).

Foi eleito vereador por Guariba nos quadriênios 1.947 a 1.951 e 1.952 a 1.955, representando Pradópolis. Em 1.948 o então prefeito de Guariba, José da Silva, nomeou-o subprefeito do Distrito.

A grande conquista estava por vir, em 05 de outubro de 1.958 o deputado João Mendonça Falcão envia telegrama a Januário comunicando a criação do Município de Pradópolis.

Um ano após, a primeira eleição. o prefeito eleito Nelson Ometto, tendo como vice Januário Theodoro de Souza. Após a renuncia de Nelson Ometto, Januário assume a prefeitura iniciando o serviço de saneamento no novo município.

Foi também vereador de 1.964 a 1.968 e de 1.973 a 1.976.

Foi vice prefeito nas gestões do Dr. Orlando Ometto de 1.969 a 1.972 e de 1.977 a 1.982.

 

Pai exemplar, farmacêutico, parteiro, conselheiro e político, não mediu esforços para que Pradópolis tivesse autonomia. nunca se omitiu para socorrer um doente sequer, estava sempre pronto a servir.

 

Justa homenagem feita ao se dar seu nome ao Centro Médico Social Comunitário em 1.987, 3 anos após seu falecimento.

 

Nota:
Texto extraido de uma publicação (postada ao lado) que foi impossível detectar a fonte exata, provavelmente uma publicação municipal  homenageando pradopolenses ilustres, com declarações da filha de Januário, Dona Olga Beatriz Souza Ferraz.

bottom of page