top of page

SÍMBOLOS

 

Os símbolos de Pradópolis, Bandeira e Brasão de Armas, foram oficializados pela Lei 456 de 13 de Outubro de 1978 pelo então Prefeito Municipal Dr. Orlando Ometto.

 

BRASÃO DE ARMAS

 

O Brasão tem a seguinte interpretação:

 

1 O escudo ibérico era usado em Portugal à época do descobrimento do Brasil e sua adoção evoca os primeiros colonizadores e desbravadores da nossa pátria.

 

2 O metal ouro, tem o simbolismo heráldico da riqueza, esplendor, glória, nobreza, poder, força, fé, prosperidade, soberania e mando, indicando os propósitos de administradores e munícipes, que, depositando fé irrestrita no criador, contribuem com seu trabalho profícuo e diuturno para a prosperidade do município.

 

3 O leão Sainte, de "sable” (preto) timbre das armas do apelido Prado, lembra no Brasão de Armas de Pradópolis os membros dessa ilustre família, Antônio da Silva Prado, Martinho Prado Junior e Martinho da Silva Prado, proprietários da Cia. Agrícola Fazenda São Martinho, de cuja iniciativa no cultivo do café e no estimula à imigração teve nascimento o povoado em 1.905.

 

4 O leão representa força, coragem, mando, domínio, grandeza de ânimo, magnanimidade, e vigilância e a cor "sable" (preto) a fortaleza, constância, prudência, modéstia, sabedoria, ciência, gravidade e moderação, predicados dos fundadores do povoado e primitivos colonizadores da região.

 

5 A roda dentada é o símbolo da indústria, aludindo a Usina São Martinho, grande responsável pelo progresso do município. A cor "goles” (vermelho), tem o sentido de audácia, coragem, valor, galhardia, intrepidez, nobreza, conspícua, generosidade e honra.

 

6 No "chef" (parte superior do escudo) de "goles" (vermelho), a cruz de prata designa a profunda fé cristã do povo de Pradópolis, constituindo, igualmente tais elementos, o denominado "capo di savoia", aludindo à colonização italiana, de que decorreu o desenvolvimento da região. O metal prata é indicativo de felicidade, pureza, temperança, verdade, franqueza, integridade e amizade.

 

7 O "Champagne" (parte inferior do escudo) ondado, simboliza os cursos de água, referindo-se a riqueza hidrográfica do município, da qual se destaca o Rio Mogi Guaçu. A cor "blau” (azul), tem o significado heráldico da justiça, formosura, doçura, nobreza, firmeza incorruptível, virtude, dignidade, zelo e lealdade.

 

8 A "coroa mural" é o símbolo da emancipação política e de prata com oito torres, das quais apenas cinco estão aparentes, constitui a reservada às cidades, as portas abertas de "sable” (preto) proclamam o caráter hospitaleiro do povo de Pradópolis.

 

9 O ramo do cafeeiro e a haste de cana de açúcar atestam a fertilidade das terras generosas de Pradópolis e evidenciam os dois grandes ciclos agrícolas que impulsionam o município.

 

10 No "listel" (lema), o topônimo "Pradópolis" identifica o município.

 

 

BANDEIRA DE PRADÓPOLIS.

 

A bandeira de Pradópolis assim se descreve:

Retangular, de amarelo, com uma cruz firmada de vermelho, de braços alargados e sobre o cruzamento de seus ramos, um círculo branco, carregado do Brasão de Armas.Tem a bandeira 14 módulos de altura por 20 módulos de comprimento, os braços da cruz tem 3 módulos de largura e sus extremidades tem 4 módulos; o círculo tem 8 módulos de diâmetro o Brasão de armas tem 5 módulos de altura.

 

 

 

 

 

MÚSICA PLANTANDO CANAVIAL

 

Não é símbolo oficial, mas eu considero como um hino em homenagem aos desbravadores que criaram nossa bela Pradópolis.

 

bottom of page